SAL Odemira lança website para aproximar produtores e consumidores

O projecto SAL Odemira – Sistema Alimentar Local de Odemira lançou o seu novo website, uma ferramenta criada para aproximar produtores e consumidores, valorizar a produção local e promover um sistema alimentar mais justo, sustentável e regenerativo no concelho de Odemira.

O projeto é liderado pela Regenerativa Cooperativa Integral CRL e constitui uma iniciativa conjunta com a Câmara Municipal de Odemira, que cofinancia o trabalho desde a sua fase inicial.

Iniciado em maio de 2025, o SAL Odemira já realizou entrevistas a todas as cantinas escolares do concelho, recolhendo informação fundamental sobre necessidades de consumo e potenciais articulações com a produção agrícola local.

O novo website será a principal porta de entrada para produtores, consumidores e instituições interessadas em participar. Nele, os agricultores podem registar-se e aparecer no mapa, preenchendo um questionário online simples e acessível. Por sua vez, restaurantes, unidades de turismo, grandes consumidores e pontos de venda também poderão preencher questionários próprios (e futuramente integrar o mapa), permitindo ao SAL Odemira articular melhor a oferta e a procura alimentar no território.

Segundo André Vizinho, coordenador do projeto, o website do SAL Odemira representa um passo decisivo para estruturar o sistema alimentar local pois ele permitirá integrar num único espaço digital produtores, consumidores e instituições, criando novas oportunidades de mercado para a agricultura local e facilitando o acesso da comunidade a alimentos frescos e sustentáveis.

O SAL Odemira convida todos os agricultores, restaurantes e turismos do concelho a visitar o novo website, preencher o questionário online e contribuir para tornar visíveis os pontos-chave do sistema alimentar local de Odemira.

Saiba mais em: www.salodemira.pt